Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 05/06/2019
Divulgação do resultado da avaliação: 12/09/2019




Instruções para submissão de resumos

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;


O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.


2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos à esquerda.
3) Clique no menu "Meus Trabalhos".
4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.
5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.


* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científicos serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos co-autores;


6) Somente serão aceitos resumos nas seguintes modalidades:
* ESTUDO ORIGINAL: resultante de pesquisa científica em ginecologia e obstetrícia, que apresentem dados originais quantitativos ou qualitativos, com análise pertinente;
* REVISÃO SISTEMATIZADA: resultante da compilação de resultados de estudos independentes, com metanálise ou não; não serão aceitas revisões narrativas da literatura (sem sistematização);
* RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS: dados descritivos de um caso clínico ou grupo de até 15 casos, em humanos ou animais, explorando um método ou problema de interesse em ginecologia e/ou obstetrícia, como doença ou evolução incomum ou utilização de tratamentos inovadores ou alternativos.
7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".
8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes ( o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).
9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo Fale Conosco/HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

 


Temas

» GINECOLOGIA
» OBSTETRÍCIA

 


Informações importantes

• O autor ou, ao menos um dos co-autores, deve possuir TEGO e estar inscrito no Congresso até 05/06/2019;
• O resumo deve ser enviado apenas (e exclusivamente) em Português.
• O prazo para submissão dos resumos é: 05/06/2019
• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
• Não há limite de trabalhos por autor. Cada resumo poderá ter ao menos um autor e no máximo sete coautores. Insira os autores na ordem desejada;
IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!
• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 12/09/2019
• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/09/2019. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
• O envio do resumo representa o compromisso definitivo do autor ou de um dos autores de estar inscrito até a data de envio dos pôsteres e de apresentar o trabalho durante o congresso caso seja selecionado para apresentação oral.
• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
• Resumos de trabalhos científicos que já tenham sido publicados em periódicos de qualquer natureza não serão aceitos.
• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.
• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.
• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
•  A FEBRASGO e a Comissão organizadora do Congresso não serão responsáveis pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
•  A inscrição do resumo implica a concordância do autor e dos co-autores com as normas estabelecidas pela Comissão de Temas Livres para julgamento do mesmo, bem como implica a autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade FEBRASGO.

 


Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços, limite de 250 caracteres para o título.
• Os resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA devem ser estruturados em:


1. OBJETIVO
(coerente com título e metodologia apresentados);

2. MÉTODOS (claros e concisos, devem incluir análise dos dados);

3. RESULTADOS (devem corresponder aos objetivos do estudo); e

4. CONCLUSÕES (concisas, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);


• Os resumos na modalidade RELATO DE CASO ou série de casos devem obrigatoriamente ser estruturados em:


1. CONTEXTO
(breve, com exposição da importância do tema);

2. RELATO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS (claro e conciso, deve incluir as características mais significativas do indivíduo ou grupo para a doença e/ou tratamento em questão);

3. COMENTÁRIOS (concisos, com destaque para a contribuição prática que o estudo do caso ou série de casos);


• Os resumos devem ser escritos em texto corrido, sem figuras, tabelas, gráficos, DISCUSSÃO ou REFERÊNCIAS.
• O item CONTEXTO não deve constar dos resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA.
• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.
• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela.
• Referências, agradecimentos e ajuda financeira não são obrigatórios e se inclusos devem ser computados como Corpo do Resumo e deverão vir ao final do resumo.
• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo.
• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

 


Julgamento dos Resumos

• O julgamento dos resumos enviados será realizado pela Comissão de Temas Livres, designada pela Comissão Científica do 58º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia;
• O autor responsável pela inscrição do resumo aceito receberá os comunicados devidos por e-mail;
• Os resumos aprovados serão divulgados na página do 58º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia na internet (#site#), com as informações necessárias para apresentação;
• Os resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, desenho do estudo, tamanho da amostra, análise dos dados, conclusão e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:

1 – Originalidade (ideia e/ou método)

  • 0 pontos – nenhuma
  • 1-4 pontos – há muitos estudos semelhantes
  • 5-8 pontos – há poucos estudos semelhantes
  • 9-10 pontos – desconheço estudos semelhantes


2 – Clareza da redação

  • 0 pontos – ininteligível ou não segue as normas
  • 1-4 pontos – difícil de entender
  • 5-8 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem que comprometem a interpretação
  • 9-10 pontos – claro, com boa redação e linguagem


3 – Desenho do estudo

  • 1-2 pontos – relato de caso ou série de casos
  • 3-4 pontos – observacional, prevalência ou estudo qualitativo
  • 5-6 pontos – observacional, caso-controle ou coorte
  • 7-8 pontos – prospectivo sem randomização
  • 9-10 pontos – prospectivo, randomizado controlado, ou metanálise


4 – Tamanho da amostra

  • 0-3 pontos – amostra parece inadequada
  • 4-6 pontos – amostra parece adequada, mas não descreve o poder do estudo
  • 7-10 pontos – amostra justificada, descreve o cálculo do poder do estudo


5 – Análise dos dados e Conclusão

  • 0-3 pontos – análise inadequada, conclusão não apoiada pelos dados
  • 4-6 pontos – análise deficiente, conclusão parcialmente apoiada pelos dados
  • 7-10 pontos – análise adequada, conclusão completamente apoiada pelos dados


6 – Relevância

  • 0-3 pontos – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico
  • 4-6 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico
  • 7-10 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico


• Os resumos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, contexto, análise da descrição e relevância, de acordo com o sistema de pontuação abaixo:

1 – Originalidade (ideia e/ou método)

  • 0 pontos – nenhuma
  • 1-4 pontos – há muitos relatos semelhantes
  • 5-8 pontos – há poucos relatos semelhantes
  • 9-10 pontos – desconheço relatos semelhantes


2 – Clareza da redação

  • 0 pontos – ininteligível ou não segue as normas
  • 1-4 pontos – difícil de entender
  • 5-8 pontos – pode-se compreender a ideia do trabalho, mas há erros de redação ou linguagem que comprometem a interpretação
  • 9-10 pontos – claro, com boa redação e linguagem


3 – Contexto:

  • 0-3 pontos – informações pobres para embasar importância do relato
  • 4-6 pontos – informações que embasam moderadamente a importância do relato
  • 7-10 pontos – informações suficientes para embasar a importância do relato


4 – Análise da descrição do caso:

  • 0-3 pontos – descrição insuficiente para compreensão adequada do caso(s)
  • 4-6 pontos – descrição suficiente para compreensão adequada do caso(s)
  • 7-10 pontos – descrição excelente para compreensão adequada do caso(s)


5 – Relevância

  • 0-3 pontos – nenhuma relevância, não contribui para o avanço científico
  • 4-6 pontos – alguma relevância, contribui pouco para o avanço científico
  • 7-10 pontos – grande relevância, contribui para o avanço científico


Atenção!
A pontuação mínima necessária para que o resumo seja aceito é de 30 pontos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA e de 25 pontos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS.

 


Instruções para autores de trabalhos aprovados

MODALIDADE PÔSTER IMPRESSO
• MEDIDAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA.
http://www.hipertensao2015.com.br/trabalhos/bannerr.jpg

1) Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, em dia e hora pré-determinados pela comissão julgadora.
2) Levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, não disponibilizaremos no local;
3) O número do painel está disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.
4) A Comissão Científica designará a Comissão Julgadora que visitará os trabalhos expostos, sendo necessária a presença de um dos autores no horário estipulado para a apresentação. Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.
5) Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.
Tempo para apresentação do pôster: a definir.
Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam arguidos sobre o seu trabalho. Na ausência do apresentador, o trabalho aprovado poderá ser apresentado por um dos autores.



CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÃO DOS PÔSTERES

Em breve.

 


Publicação

Os resumos aceitos serão publicados nos anais do Congresso, em um número suplementar da revista FEMINA.

 


Premiação

Os cinco melhores estudos originais, as melhores revisões sistematizadas e os melhores relatos ou séries de caso, de Ginecologia e de Obstetrícia, serão inseridos na programação Científica, distribuídos nas sessões de Top Temas, e deverão ser apresentados oralmente pelo autor ou por um dos co-autores.
O apresentador de cada trabalho selecionado para apresentação oral em sessão Top Temas terá 10 minutos para a exposição.
Os trabalhos selecionados para apresentação oral concorrerão aos seguintes prêmios instituídos pela FEBRASGO:


1 – GINECOLOGIA

Estudo original:

  • 1º Lugar: R$ 5.000,00
  • 2º Lugar: R$ 3.000,00
  • 3º Lugar: R$ 2.000,00
  • 4º Lugar: Menção Honrosa
  • 5º Lugar: Menção Honrosa


Revisão sistematizada:

  • 1º lugar: R$ 3.000,00


Caso clínico ou Série de casos:

  • 1º lugar: R$ 1.000,00


2 – OBSTETRÍCIA

Estudo original:

  • 1º Lugar: R$ 5.000,00
  • 2º Lugar: R$ 3.000,00
  • 3º Lugar: R$ 2.000,00
  • 4º Lugar: Menção Honrosa
  • 5º Lugar: Menção Honrosa


Revisão sistematizada:

  • 1º lugar: R$ 3.000,00


Caso clínico ou Série de casos:

  • 1º lugar: R$ 1.000,00
  • A cerimônia de premiação dos melhores trabalhos científicos ocorrerá durante a sessão de encerramento do Congresso;
  • Todos os trabalhos premiados serão convidados para publicação na RBGO em sua forma completa, de acordo com as normas da revista;
  • Em caso de empate, serão utilizadas as notas dadas, no resumo, aos itens Originalidade e Relevância;
  • Para fazer jus ao prêmio, o trabalho na modalidade RELATO DE caso ou série de casos deve ter como primeiro autor e apresentador um médico residente, inscrito em programa de residência em Ginecologia e Obstetrícia devidamente registrado e reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica do MEC.
 


Certificados

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.


Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.

Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do Fale Conosco/HelpDesk

 


Cadastre-se

Receba informações sobre o evento enviando seu e-mail.

Fique atento às
datas principais


31

MAR

2019

Segundo vencimento para inscrições com desconto! Aproveite!

05

JUN

2019

Restam 168 dias para que você envie seu resumo!

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