Cuidados

Há cuidados necessários no cotidiano da mulher que evitarão inúmeras doenças. Pontuaremos dicas práticas que devem ser tomadas:

Higiene dos órgãos íntimos

Recomendamos que a limpeza íntima seja feita com sabonete próprio e neutro, evitando o uso de esponjas e outros materiais que friccionam. É importante cuidar o tipo de produto para limpar, pois, dependendo do que se utilizar, pode interferir até mesmo no pH vaginal.

Depilação

São necessários cuidados com a pele, principalmente de regiões delicadas como a genitália feminina. Muitas vezes se deseja efetuar aquela máxima depilação, a fim de durar por mais tempo aquela tão desejada pele lisinha. Cuidado! Você poderá irritar demais a área cutânea, podendo gerar inclusive infecções.

Veja mais sobre genitália externa feminina histologia.

Roupas Utilizadas

Umidade seria a palavra-chave desse tópico. Evite roupas que absorvam muita umidade e também recomendamos o uso de calças mais soltas, ou seja, não tão coladas ao corpo. Esses dois pontos são importantes para evitar um lugar propício à proliferação de fungos e bactérias.

Tenha um ginecologista de confiança

No mínimo, consulte um profissional especialista no órgão íntimo da mulher uma vez ao ano. Infelizmente a cultura brasileira ainda não é prevencionista, no entanto recomendamos essa prática. Muitas doenças graves poderiam ser evitadas ou tratadas no seu início de maneira bem mais simples, portanto, não deixe de procurar um ginecologista que acompanhe sua saúde.

Essas dicas são simples , certo? No entanto, apesar de fáceis de serem executadas, sempre há algum ponto que relembre e agregue ao seu conhecimento, a fim de aplicar no seu dia a dia. Essa é nossa intenção: que através desse artigo você possa ter uma vida muito mais saudável.